A ADENE encontra-se a promover uma campanha de comunicação e sensibilização com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», que tem como grande objetivo dar um novo impulso ao Programa ECO.AP. Por forma a redinamizar o Programa ECO.AP e apoiar as entidades públicas na melhoria da eficiência energética nos seus edifícios, a ADENE está a implementar uma Campanha de Comunicação e Sensibilização para a Eficiência Energética dirigida à Administração Pública, no âmbito de uma Operação cofinanciada pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. A Campanha de Sensibilização, com o mote «A Energia tem ECO no Futuro», tem como principal desígnio envolver o Estado na promoção da Eficiência Energética, através de um plano de ações inovadoras que decorrerão ao longo de 2018, a qual iniciou no dia 20 de novembro de 2017 com o ECO.AP Summit, uma conferência dirigida ao público-alvo da Campanha, designadamente:
  • Gestores Locais de Energia (GLE), que são técnicos das entidades públicas responsáveis pela dinamização de medidas de melhoria da eficiência energética nas suas instalações;
  • Dirigentes superiores dos organismos públicos, incluindo Secretarias-gerais dos Ministérios, que têm um papel decisivo no desenvolvimento de projetos de eficiência energética nas entidades por si dirigidas e competências em matéria de gestão do património edificado;
  • Peritos Qualificados (PQ) do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), que deverão ser intervenientes no processo de identificação e implementação de medidas de eficiência energética, nomeadamente através do apoio na elaboração de execução de operações de reabilitação energética cofinanciadas pelo PO SEUR ou outros programas.
Para sensibilizar, envolver e capacitar estes intervenientes, a ADENE fixou como linha de ação a realização de:
  • Vinte sessões temáticas dirigidas aos Gestores Locais de Energia. As sessões, distribuídas pelo País (Lisboa; Porto; Aveiro; Braga; Faro; Leiria; Santarém; Bragança/Vila Real; Guarda/Castelo Branco; Portalegre/Beja), com uma duração média de meio dia, têm como objetivo o de informar e apoiar na utilização das ferramentas desenvolvidas para apoiar os GLE, incluindo: Simulador de eficiência energética, Manual de Eficiência Energética, Calculadoras e Barómetro de Eficiência Energética da Administração Pública.
  • Quatro sessões dirigidas aos Dirigentes Superiores dos Organismos da Administração Pública, que visam informar, envolver e apoiar os responsáveis do Estado, para a promoção da eficiência energéticas nos seus Ministérios e entidades.
  • Quatro sessões temáticas dirigidas aos PQ II do SCE, a realizar em Lisboa, Porto e Faro e Setúbal, têm como desígnio envolver estes técnicos qualificados para o apoio às entidades da Administração Pública na identificação e implementação de medidas de eficiência energética.
Os locais e datas destas sessões estarão disponíveis em “Eventos”. Para dotar e apoiar os Gestores Locais de Energia e todos aqueles que agem em prol da eficiência energética na Administração Púbica, a ADENE disponibiliza:
  • Um Simulador de eficiência energética, o qual permite efetuar uma simulação da classe energética do edifício ou fração de serviços, bem como de medidas de melhoria a considerar numa reabilitação energética integradas ou na implementação de medidas isoladas.
  • Um Manual de eficiência energética, composto por 7 guias com os seguintes temas: (1) Introdução; (2) Gestão de Energia, (3) Conforto Térmico, (4 ) Iluminação, (5) Águas Quentes Sanitárias, (6) Energias Renováveis; (7) Programas de Financiamento e Contratação Pública.
  • Calculadoras, ferramentas de cálculo simplificado que têm como propósito apoiar o Gestor Local de Energia a estimar investimentos e economias de energia com a implementação de algumas intervenções, como por exemplo: substituição dos sistemas de iluminação, instalação de um sistema solar térmico ou um fotovoltaico, ou a substituição dos equipamentos de climatização ou de produção de águas quentes sanitárias.
  • Materiais de sensibilização a disponibilizar aos Dirigentes Superiores e Gestores Locais de Energia dos Edifícios Públicos, nomeadamente, cartazes, folhetos, autocolantes e screensavers, com mensagens-chave em prol da eficiência energética através da adoção de comportamentos mais eficientes.
Estas ferramentas e materiais estarão disponíveis num novo menu designado “Ferramentas”. Isto porque…. “A energia tem ECO no futuro”.